Aprendizagens Essenciais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS

  • Selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.
  • Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, experimentais, de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados.
  • Construir modelos que permitam a representação e o estudo de estruturas, de sistemas e das suas transformações.
  • Reconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentam a sua natureza.
  • Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos.
  • Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com a CTSA.
  • Articular saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas abordadas em Ciências Naturais.

Tema
VIVER MELHOR NA TERRA

1. Saúde individual e comunitária
Manual I | pág. 10 à 28

1.1. Importância da saúde na qualidade de vida
  • Distinguir saúde de qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde.
  • Caracterizar as principais doenças provocadas pela ação de agentes patogénicos mais frequentes.
  • Relacionar as consequências do uso indevido de antibióticos com o aumento da resistência bacteriana.
  • Caracterizar, sumariamente, as principais doenças não transmissíveis, indicando a prevalência dos fatores de risco associados.
  • Interpretar informação sobre os determinantes do nível de saúde individual e comunitária, analisando a sua importância na qualidade de vida de uma população.
1.2. Estratégias de promoção da saúde
  • Explicar o modo como as "culturas de risco" podem condicionar as medidas de capacitação das pessoas, pondo em causa a promoção da saúde.
  • Analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitária, partindo de questões enquadradas em problemáticas locais, regionais ou nacionais.
2. Organismo humano em ação
Manual I | pág. 30 à 128

2.1. Níveis estruturais do corpo humano
  • Caracterizar o organismo humano como sistema aberto, identificando os seus níveis de organização biológica, as direções anatómicas e as cavidades, discutindo o contributo da ciência e da tecnologia para esse conhecimento.
  • Relacionar os elementos químicos mais abundantes no corpo humano com as funções desempenhadas.
2.2. Alimentação saudável no equilíbrio do organismo humano
  • Distinguir alimento de nutriente e nutriente orgânico de inorgânico, indicando as suas funções no organismo e identificando alguns nutrientes em alimentos.
  • Relacionar a insuficiência de elementos traço (ferro, flúor, iodo) com os seus efeitos no organismo.
  • Explicar o modo como alguns distúrbios alimentares - anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar - podem afetar o organismo humano.
  • Relacionar a alimentação saudável com a prevenção de doenças da contemporaneidade, reconhecendo a importância da dieta mediterrânica na promoção da saúde.
2.3. Sistema digestivo e equilíbrio do organismo humano
  • Caracterizar as etapas da nutrição, explicitando a função do sistema digestivo e a sua relação com o metabolismo celular.
  • Relacionar os órgãos do sistema digestivo e as respetivas glândulas anexas com as funções desempenhadas, explicitando as transformações físicas e químicas da digestão.
  • Explicar a importância do microbiota humano, indicando medidas que contribuam para o bom funcionamento do sistema digestivo.
2.4. Sangue e equilíbrio do organismo humano
  • Identificar os constituintes do sangue em preparações definitivas, relacionando-os com a função que desempenham no organismo.
  • Relacionar o modo de atuação dos leucócitos com a função que desempenham no sistema imunitário.
  • Analisar possíveis causas de desvios dos resultados de análises sanguíneas relativamente aos valores de referência.
2.5. Sistema cardiovascular e equilíbrio do organismo humano
  • Identificar a morfologia e a anatomia do coração de um mamífero, explicitando os seus principais constituintes e as respetivas funções.
  • Relacionar a estrutura dos vasos sanguíneos com as suas funções e comparar as características do sangue venoso e do sangue arterial na circulação sistémica e na circulação pulmonar.
  • Relacionar os constituintes do sistema cardiovascular com o ciclo cardíaco.
  • Caracterizar a variação da frequência cardíaca e da pressão arterial em algumas atividades do dia a dia, articulando com saberes de outras disciplinas (ex.: Educação Física).
  • Identificar as principais doenças do sistema cardiovascular, inferindo contributos da ciência e da tecnologia para a minimização das referidas doenças e explicitando a importância da implementação de medidas que contribuam para o seu bom funcionamento.
2.6. Sistema linfático e equilíbrio do organismo humano
  • Distinguir os diferentes tipos de linfa, explicitando a sua função e a importância dos gânglios linfáticos, bem como a necessidade de efetivar medidas que contribuam para o bom funcionamento do sistema linfático.
2.7. Sistema respiratório e equilíbrio do organismo humano
  • Identificar os principais constituintes do sistema respiratório de um mamífero e as respetivas funções.
  • Distinguir respiração externa de respiração interna e descrever as alterações morfológicas ocorridas durante a ventilação pulmonar.
  • Comparar a hematose alveolar com a hematose tecidular e reconhecer a sua importância no organismo.
  • Discutir os efeitos do ambiente e dos estilos de vida no equilíbrio do sistema respiratório e na minimização da ocorrência de doenças, destacando as consequências da exposição ao fumo ambiental do tabaco e indicando medidas que contribuam para o seu bom funcionamento.
3. Organismo humano em risco
        Manual II | pág. 06 à 24

3.1. Medidas de suporte básico de vida
  • Explicar a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em paragem cardiovascular.
  • Implementar procedimentos do alarme em caso de emergência e executar procedimentos de suporte básico de vida (adulto e pediátrico), seguindo os algoritmos do European Resuscitation Council.
  • Simular medidas de socorro à obstrução grave e ligeira da via aérea e demonstrar a posição lateral de segurança.
  • Efetuar o exame do paciente (adulto e pediátrico) com base na abordagem inicial do ABC (airway, breathing and circulation).

4. Regulação do organismo humano em risco
         Manual II | pág. 26 à 58

4.1. Sistema excretor e equilíbrio do organismo humano
  • Relacionar os constituintes do sistema urinário com a função que desempenham e caracterizar a anatomia e a morfologia do rim de um mamífero, explicitando as funções desempenhadas pelos seus constituintes.
  • Relacionar as características da unidade funcional do rim com o processo de formação da urina, identificando alguns fatores que condicionam a sua formação.
  • Caracterizar as funções da pele, explicitando medidas que podem contribuir para a eficácia da sua função excretora.
  • Discutir a importância da ciência e da tecnologia na minimização de problemas da função renal e o contributo do cidadão na efetivação de medidas que contribuam para a eficiência da função excretora.
4.2. Sistema nervoso e equilíbrio do organismo humano
  • Identificar os constituintes e as funções do sistema nervoso central e periférico e relacionar a constituição do neurónio com o modo como ocorre a transmissão do impulso nervoso.
  • Distinguir ato voluntário de ato reflexo, relacionando-os com o papel do sistema nervoso na regulação homeostática.
  • Discutir o contributo da ciência e da tecnologia na identificação de doenças do sistema nervoso e o contributo do cidadão na efetivação de medidas que contribuam para o seu bom funcionamento.
4.3. Sistema hormonal e equilíbrio do organismo humano
  • Distinguir glândulas de hormonas e de células-alvo, identificando algumas glândulas endócrinas (hipófise, hipotálamo, pâncreas/ilhéus de Langerhans, ovário, placenta, suprarrenal, testículo, tiróide) e as principais hormonas por elas produzidas.
  • Explicar a importância do sistema neuro-hormonal no organismo e o contributo da ciência e da tecnologia na identificação de doenças associadas, discutindo medidas que podem contribuir para o seu bom funcionamento.

5.  Transmissão da vida
        Manual II | pág. 78 à 128

5.1. Sistema reprodutor e equilíbrio do organismo humano
  • Comparar as estruturas dos órgãos reprodutores humanos com as funções desempenhadas, e explicar, sumariamente, os processos da espermatogénese e da oogénese.
  • Distinguir as células reprodutoras humanas, a nível morfológico e a nível fisiológico, e o processo de fecundação do processo de nidação.
  • Caracterizar a coordenação ovárica e uterina, identificando o período fértil num ciclo menstrual.
  • Discutir questões relacionadas com o aleitamento materno e outras alternativas.
  • Discutir o papel da ciência e da tecnologia na identificação de infeções sexualmente transmissíveis e o contributo do cidadão na implementação de medidas que contribuam para o bom funcionamento do sistema reprodutor.
  • Analisar criticamente as vantagens e as desvantagens dos diferentes métodos contracetivos.
5.2. Conhecimento genético
  • Discutir o contributo da ciência e da tecnologia na evolução do conhecimento genético e das suas aplicações na sociedade e interpretar informação relativa a estruturas celulares portadoras de material genético.
  • Explicar a relação entre os fatores hereditários, a informação genética e o modo como a reprodução sexuada condiciona a diversidade intraespecífica e a evolução das populações.